domingo, 28 de junho de 2009

Brasil vira para cima dos americanos e traz para casa mais uma Copa das Confederações

Kim Ludbrook/EFE

Com a conquista o Brasil se torna a única seleção com três títulos na competição

Por Gustavo Quattrone

A equipe liderada pelo, agora intocável, treinador Dunga teve grandes dificuldades no primeiro tempo e foi para o vestiário perdendo por 2x0 para os EUA. Na volta para o segundo tempo a seleção pareceu acordar para o jogo e logo aos 46 segundos Luís Fabiano diminuiu a vantagem. O próprio Luís Fabiano empatou a partida aproveitando o rebote da finalização de Robinho. Aos 39 minutos Lúcio fez o gol que garantiu o título.

Mas infelizmente na hora da entrega da taça, uma cena lamentável. Jogadores como Maicon, A. Santos, Robinho, J. César, Luisão entre outros mostraram pensar que seus nomes (ou seja, suas capacidades individuais) são mais importantes que o símbolo que está estampado na frente das camisas. Todos esses citados e alguns outros esquecidos, vestiram a camisa ao contrário. De modo que seus respectivos nomes e números fossem evidenciados em primeiro plano quando deveriam ser secundários na conquista, exaltando assim o grupo que está representando um PAÍS.

Não podemos de deixar de, mais uma vez, elogiar o profissionalismo de Lúcio, zagueiro e capitão da seleção. Após o jogo, o atleta vestiu uma camisa onde encontravam-se os seguintes escritos: I love Jesus (na parte frontal) e no verso outra frase declarando seu amor por sua esposa. PORÉM, no momento de receber sua medalha e erguer a taça o atleta retirou a camisa, pendurando-a em seu calção. Ele sim entende o significado de o que é representar seu país de origem.

3 comentários:

  1. Se o símbolo estampado na parte da frente da camisa fosse a bandeira do Brasil, até poderia concordar com você. Mas, como é o letreiro e o brasão da CBF que ali estão, passo, voto nulo e deixo a rapaziada comemorar do jeito que quiser.
    Lúcio e Luís Fabiano jogam muito!

    ResponderExcluir
  2. Entendo o que você diz Rafael. Porém, por meio da CBF, nossa seleção representa um país. Um torcedor não grita CBF nas arquibancadas, grita e incentiva o time nacional.
    Se um jogador entra de modo desleal em uma jogada, é a imagem dos brasileiros que fica mal.Pensa-se: Tinha que ser brasileiro..., e não: Tinha que ser a CBF...
    Então penso que deve-se valorizar mais a camisa que se veste ao invés de nomes individuais.

    ResponderExcluir
  3. Respeito, mas não vejo dessa forma.
    O respeito com o país e com a seleção fica evidente na dedicação que eles tiveram em campo. Isso já é motivo de orgulho.
    Achei a comemoração justa e não vejo motivos para críticas, mas essa é apenas minha opinião.

    ResponderExcluir