domingo, 6 de dezembro de 2009

O dia em que o campo virou ringue de luta

Célio Messias/AETorcida do coxa protagoniza um filme recheado de cenas vergonhosas

Por Gustavo Quattrone

A partida entre Coritiba e Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2009, terminou empatada. Com o resultado, o Coxa (equipe mandante) se viu rebaixado da competição. Indignados, muitos... mas muitos torcedores MESMO, resolveram invadir o campo para fazer justiça – que na verdade já fora feita em campo com rebaixamento da equipe. Agrediram os árbitros, jogadores, membros das comissões técnicas, sem falar nos exageros monstruosos cometidos contra os policiais responsáveis pela segurança da partida.

A ousadia por parte dos invasores me remete muito ao relatado no filme 300, no qual 300 espartanos batalharam contra milhares de aliados de cidades-estados helênicas. Na brutalidade recém ocorrida, da minoria faziam parte os policiais enquanto a maioria era composta pelos vândalos fantasiados de torcedores.

O mundo não vai acabar apenas porque a equipe do coração foi rebaixada! A vida continua... nem só de vitórias e glórias é feito o mundo dos esportes. Alguns “torcedores” não possuem o necessário discernimento e acabam por protagonizar cenas lamentáveis como a de hoje.

Como podemos realizar uma Copa do Mundo com incidentes como esse? Já não poderia se prever uma reação assim da torcida de uma equipe que há pouco voltou para a elite do futebol nacional? Como é possível, cerca de 30 policiais conter centenas de torcedores enfurecidos?

Não é um problema que irá se resolver somente com uma punição exemplar ao mandante da partida. Onde estão os responsáveis que autorizaram partidas em um estádio tão fácil de se invadir como mostrou ser o Couto Pereira? Cadê a CBF? Ah é, na festa do título do Flamengo. Aliás, PARABÉNS ao Flamengo pelo título nacional e também pelo bom futebol apresentada já algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário