terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fifa reprova Morumbi para jogos decisivos

(Divulgação SPFC)

Secretário–geral da Fifa aconselha Brasil a começar as necessárias modificações para a Copa 2014.


Por Gustavo Quattrone


Em evento ocorrido em Joanesburgo, África do Sul, Jérôme Valcke deixou bem claro sua posição com relação aos estádios brasileiros. Se a Copa do Mundo do Brasil começasse amanhã, nenhum estádio teria condições de realizar um grande jogo (semifinais, finais e disputa por terceiro lugar).


Valcke falou principalmente à respeito do Morumbi, candidato pela cidade de São Paulo. Para o secretário-geral o problema está nas áreas externas do estádio. Não há espaço suficiente para a realização de um grande jogo de Copa do Mundo. É preciso haver um estacionamento de no mínimo 3.000 vagas, além de um estacionamento com capacidade para 60 caminhões, reservado à mídia.

(Divulgação SEP)

Existe também a possibilidade de Palmeiras e Corinthians entrarem na disputa, porém até o momento, mais se falou do que se fez. O Palmeiras promete a reforma de seu atual estádio transformando-o em uma arena multiuso, a qual ainda não saiu do papel. Por várias vezes já divulgou-se a data do começo das obras e... nada. Sempre existem novas modificações a serem feitas no projeto.



Já o Corinthians continua a prometer o tão sonhado estádio aos fiéis torcedores. A equipe também possui interesse em arrendar o estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), mas até o momento tudo continua na mesma.


Correndo por fora, esquecido por todos, segue de fininho o Grêmio Barueri. Localizado a aproximadamente 27km da capital. Seu estádio, a Arena Barueri, ainda não está completamente terminado. Atualmente com capacidade para 20.000 espectadores, todos muito bem acomodados. O projeto concluído visa capacitar 40.000 espectadores.


Hoje, é o estádio é o mais bem conservado da capital. Possui estacionamento subterrâneo, total acessibilidade para portadores de deficiências, gramado de última geração(aparado com máquina a laser), monitoramento completo dos torcedores com câmeras de vídeo, fácil acessibilidade via transporte público, possui uma grande área externa(a qual poderia abrigar os caminhões da mídia) e o principal, possui os banheiros mais limpos dentre todos os estádios da Cidade.


Infelizmente não se enquadra como um estádio para abrir a competição, uma vez que mesmo concluído não possuiria a capacidade mínima de 60.000 lugares. Porém, é uma excelente alternativa de estádio a ser utilizado para partidas de pequenas proporções. Não faria sentido colocar um Grécia e Estados Unidos, por exemplo, em um estádio como o Maracanã. Seria um fiasco. O estádio não teria sua lotação máxima, seria muito se 50% da capacidade comparecesse.

(Foto da Arena Barueri = divulgação GBF ltda.)


Veja mais em:

http://www.sitedopalmeiras.com.br/2007/12/16/hot-site-da-arena-palestra-italia-no-ar/

http://www.youtube.com/watch?v=AOBRxYngao8

http://www.grbarueri.com.br/futebol/institucional/arena.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário