segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Apenas punir não basta, deve-se conscientizar!

Após o episódio protagonizado por vândalos torcedores, Coritiba é obrigado a pagar
610 mil reais além de perder 30 jogos como mandante

Por Gustavo Quattrone

No último dia 6 de Dezembro a equipe o Coritiba, que precisava apenas vencer para se livrar do rebaixamento apenas empatou frente ao Fluminense. Carimbou então seu passaporte para a Série B da competição. Com o fato, seus respectivos torcedores deixaram aflorar seus instintos animais e partiram para a agressão no gramado. A tropa de choque, muito mal-preparada, não conseguiu controlar multidão que quebrava bancos, placas e publicidade e tudo que encontrava pela frente.

Como punição, o Coxa – como também é conhecido – foi punido pelo STJD a pagar R$ 610 mil, além de perder o mando de campo em 30 partidas. A punição é realmente exemplar, e que sirva de exemplo para outras equipes, certo? Claro que não! Isso não será resolvido apenas com uma punição exemplar aos mandantes. E o policiamento despreparado? A culpa é do mandante também?

Não é apenas punindo os mandantes que tudo se resolverá. Peguemos como exemplo o caso de Hillsborough, na Inglaterra. Essa é sem dúvida uma das maiores tragédias do futebol:

No dia 15 de abril de 1989, o jogo entre Liverpool e Nottingham Forest pelas semifinais da Copa da Inglaterra terminou em tragédia. A torcida do Liverpool era maioria nos estádios, porém recebeu a menor parte das arquibancadas (14600 lugares, contra 21000 lugares do Forest). Vendo o tumulto de pessoas, mesmo sem ingressos, tentando adentrar no estádio, a polícia liberou os portões. Fato que resultou na superlotação do setor destinado aos torcedores do Liverpool, causando 96 mortes por esmagamento – na ocasião os estádios ingleses possuíam grades que separavam os torcedores dos jogadores.

Não houve punição à nenhuma das partes! Nem mesmo os policiais que foram instruídos a abrir os portões foram responsabilizados. O fato foi definido como acidental, eximindo a culpa de todos. A sentença destinada aos estádios ingleses foi de que esses passassem a não ser mais cercador por alambrados, ganhando o atual formato. Demais países europeus adotaram a mesma medida.

Com a inexistência de alambrados, os torcedores continuaram a não invadir o gramado durante a partida. E no caso de invasão, punições são aplicadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário