domingo, 15 de março de 2009

O bom filho à casa torna

Por Gustavo Quattrone

“ Para onde foi aquele jogador magricela , habilidoso , ágil , veloz da equipe X ? ”Esta é uma pergunta que se ouve freqüentemente em conversas de amigos sobre futebol . Os jogadores surgem das categorias de base , fazem 5 partidas ( isso quando completam 5 ) por suas equipes reveladoras e rumam para fora o país com promessas de salários altíssimos , inimagináveis para nosso padrão nacional .O fato é que nem mesmo temos tempo de conhecer quem são de fato os jogadores . Mas recentemente os clubes brasileiros estão buscando fortalecer – se repatriando nossos craques que nos deixaram prematuramente .

Podemos usar como exemplos o jogador Edimílson , hoje zagueiro ( por empréstimo ) palmeirense , surgiu no São Paulo em plenos anos 90 e após ter mostrado um bom controle com a bola nos pés , viajou e firmou contrato com o Barcelona ( Espanha ) . Hoje é jogador do Villareal ( também clube espanhol ) , voltou nesse começo de ano para compor a equipe liderada pelo treinador W. Luxemburgo, que almeja ganhar o Campeonato Brasileiro desse ano .

Denílson , hoje atacante do Itumbiara , fez sucesso no São Paulo no começo dos anos 90 juntamente com Dodô e França . Até a venda de Kaka’ para o Milan era o jogador que arrecadou mais dinheiro à um clube brasileiro . Denílson foi do São Paulo diretamente para o Real Bétis ( Espanha ) , se tornou ídolo chegou a integrar a seleção brasileira e após a Copa do Mundo de 2002( Coreia – Japão ) sua carreira passou por mais baixos do que altos , indo parar no Dallas ( Estados Unidos ) antes de retornar ao Palmeiras em 2008 .

Porém o nome do momento em todos os tipos de mídia possíveis e imagináveis é Ronaldo , ele mesmo o fenômeno . O atacante despontou na equipe do Cruzeiro e lá permaneceu entre 1993 e 1994 sendo artilheiro e campeão do Campeonato Mineiro . Foi para o PSV ( Holanda ) e passou por Barcelona ( Espanha ) , Inter de Milão ( Itália ) , Real Madrid ( Espanha ) e Milan ( Itália ) antes de retornar ao Brasil para jogar no Corinthians no começo deste ano ( 2009 ) . O maior artilheiro de todas as Copas do Mundo teve uma carreira muito conturbada por causa de suas gravíssimas lesões nos dois joelhos .

Envelhecidos , mais maduros e experientes . Esses são nossos ídolos do passado e ainda do presente que continuam fazendo nossos olhos brilhar . Essa experiência dá um novo ânimo para nosso futebol . E estimula cada vez mais os jovens à acompanhar futebol .Sem dúvida alguma é uma atitude nobre de nossos clubes . Torcemos para que essa atitude continue . Mas mesmo assim , temos de dar parabéns aos dirigentes de clubes pela iniciativa até o momento .

Nenhum comentário:

Postar um comentário