domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ainda é cedo para dizer, mas algo parece estar mudando

Djalma Vassão/Gazeta Press

De técnico novo, Verdão vence de forma convincente o Tricolor do Morumbi

Por Gustavo Quattrone

Ainda é demasiadamente cedo para afirmar-se algo sobre a surpreendente melhora no rendimento da equipe do Palmeiras. Não posso tomar como referência apenas a primeira vitória de um treinador para elevá-lo ao céu ou rebaixá-lo ao inferno. Caso contrário, estaria cometendo o mesmo erro cometido por alguns comentaristas após a goleada de 5 a 1 do mesmo Palmeiras frente ao precário Mogi Mirim (na estreia da equipe no Campeonato Paulista). Muitos disseram que a equipe, ainda de Muricy Ramalho, seria uma forte candidata ao título da competição. Deu no que deu. Muricy caiu na 9ª rodada do campeonato, após apanhar em casa para o São Caetano (4 a 1).

Antônio Carlos Zago, ex-diretor técnico do Corinthians, assumiu a equipe no mesmo dia em que Muricy se desligou do clube (quinta-feira, 17/02). Não houve tempo para grandes mudanças, nem mesmo para a implantação de uma nova filosofia de trabalho – isso leva um pouco mais de tempo. Realizou apenas algumas modificações na escalação da equipe, as quais renderam um futebol mais consistente.

‘Sacou’ Edinho, recuou Diego Souza e colocou o jovem Lenny ao lado de Robert. Ao segurar Edinho no banco, a equipe ganhou um homem a mais no meio de campo para criar as jogadas. Diego Souza foi recuado para essa função, que antes era feita (ao menos tentada) isoladamente por Cleiton Xavier. Já a entrada de Lenny, essa era planejada por Muricy, que aos poucos colocava-o para ganhar ritmo de jogo.

As mudanças foram fundamentais para a vitória de 2 a 0 sobre o Tricolor, mas um pouco de cautela não seria pedir muito. O novo ambiente também pode ter mexido com os atletas, de modo a motivá-los.

No decorrer do campeonato, Zago também poderá contar com as novas contratações: o meio campista Lincoln (ex-Shalke 04 e Galatasaray), o atacante Ewerton (ex- Corinthians e Zaragoza) e também com o meia esquerda Ivo (ex-Juventude).

2 comentários:

  1. Boa analise gustavo!!!
    só senti falta de um comentario sobre o marquinhos que entrou bem no jogo e era preterido na escalação de muricy.

    Abraços Jorge

    obs.: O nome do clube é Zaragoza

    ResponderExcluir
  2. Opa!
    O erro foi realmente falta de atenção.

    Obrigado pela correção Jorgeeee!

    Abraço!

    ResponderExcluir