segunda-feira, 10 de maio de 2010

Haja coração; o Brasileirão começou

Por Gustavo Quattrone

O Campeonato Brasileiro começou! São cerca de nove clubes, dentre os 20 da competição, com reais condições de faturar a taça. Nenhum campeonato no mundo possui tantos clubes com condições de brigar diretamente. Os candidatos, em minha opinião são: Palmeiras; Corinthians; São Paulo ; Santos; Atlético MG; Cruzeiro; Internacional; Grêmio; Flamengo.

Esses, não pelo peso da camisa, o que em minha opinião não mais existe nos dias de hoje. São clubes com elencos pelo menos de nível mediano. Dos quatro paulistas, o mais cotado é o Santos. O time possui um bom elenco, sem grandes nomes (Robinho deve voltar de empréstimo após o mundial de seleções). Além disso, Dorival Junior tem se mostrado um bom treinador; e isso aliado a habilidade e a inteligência de Neymar e PH Ganso já é muita coisa. Basta saber se a diretoria conseguirá segurar as pérolas da Vila.

No Galo, Luxemburgo parece já ter encontrado um esquema tático, se não ideal, próximo disso. O clube impõe um ritmo de jogo ofensivo e rápido, prova disso foi a partida contra o Santos pela Copa do Brasil. O rival Cruzeiro também segue com chances título, ainda que menores.

Inter e Grêmio sempre são problema em jogos como mandante, mas se ambos conseguirem mais vitórias como visitante, quem sabe possam chegar lá.

O Flamengo vem embalado pelo título do ano passado. A equipe (individualmente) é forte, mas o clima interno tem sido bem conturbado. Ora por problemas com Petkovic, ora por causa de Adriano, Vagner Love, Bruno. Existem boatos que especulam a saído do Imperador na próxima janela de transferência, nada confirmado pela diretoria do Mengão.

Palmeiras, Corinthians e São Paulo correm por fora. O Tricolor, há cinco anos sempre tem dado trabalho aos adversários, quando não leva, chega próximo. Porém, houve mudanças no time titular com a chegada de Léo Lima, Cleber Santana, Fernandinho e agora, Fernandão.

O Alvinegro possui um grupo fortíssimo, um dos melhores do país. Basta saber como a equipe se comportará após a desclassificação na Copa Libertadores em pleno ano de Centenário.

Já o Palmeiras, ainda tenta se recuperar do fantasma do ano passado; dos paulistas é o que mais terá de trabalhar se quiser algo.

Mas como o Brasileirão é uma caixinha de surpresas, quem sabe não apareça um Atlético GO, um Vitória, um Vasco na disputa...

Se for para chutar, arrisco o Santos com a taça – isso se não haver um desmanche na Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário