domingo, 30 de maio de 2010

Santos: ataque impecável, defesa ainda frágil

As derrotas da equipe coincidem com partidas que mais se precisou do setor defensivo

Por Gustavo Quattrone

Mais uma vez a equipe santista foi surpreendida. A magnífica, invencível, extraordinária equipe desta vez caiu diante ao Corinthians. Sim, foi em um clássico, porém a equipe também tropeçou contra o Ceará, jogando em Santos. Sem falar de Palmeiras, na época em crise e quase ter sido surpreendido pelo Sto. André nas finais do Paulistão.

Mas o quê todas essas equipes fizeram que as outras não conseguiram fazer? A resposta é simples, encararam o time da molecada de igual pra igual e mais, os atacaram sem medo de ser feliz. A máscara está caindo, o time dos sonhos não é nem invencível. Como todo time de futebol, possui um ponto fraco, em seu caso é sua fraquíssima defesa.

Não os dois zagueiros, mas seu sistema defensivo. Não há goleiro que aguente ter um setor defensivo composto praticamente por apenas dois zagueiros e um volante. Os laterais, por atacarem muito, deixam lacunas na defesa e, além disso o volante Arouca gosta de sair para o jogo e por vezes deixa a zaga desprotegida.

Do meio pra frente, a equipe é sim muito forte, mas ainda é preciso fazer algo com a defesa. Dorival começou a armar sua equipe da frente para trás, ao contrário da maioria das equipes que preocupam-se primeiramente com não tomar gol e depois em tentar balançar as redes.

O goleiro Dida está disponível no mercado, há boatos de que o Santos está em sua caça. Mas como eu disse anteriormente, não há goleiro que aguente não levar gols com um sistema defensivo frágil.

Um comentário:

  1. Jogão de bola. Marcação homem a homem, faz tempo que não víamos uma esquema forte no meio de campo. O Corinthians marcou e atacou mais.

    ResponderExcluir