segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rede Globo domina a festa de premiação da CBF


O império da família Marinho marcou presença com atores, apresentadores, premiações de quadros de seus próprios programas...


Por Gustavo Quattrone


Mais uma vez o império começado por Irineu Marinho no começo dos anos 90 marcou presença em um evento de grande propagação. Dessa vez, a emissora Rede Globo participou massificamente da cerimônia de premiação dos melhores do Campeonato Brasileiro 2009. Participaram do evento Tony Ramos e Marcelo Antony (como apresentadores), Patrícia Poeta, Tadeu Schimit e Zeca Camargo (na premiação do bola cheia/murcha, quadro do Fantástico).


Na cerimônia, marcou-se a tendenciosa homenagem feita ao estado do Rio de Janeiro. Foram entregues muitos trofeus, dentre eles três destinados aos campeões dos campeonatos nacionais séries A (Flamengo), B (Vasco da Gama), C (América MG) e D (São Raimundo).


Dos campeões, era de se esperar que o campeão da série A tivesse a oportunidade de discursar para a plateia – afinal seria o discurso do campeão da elite do futebol nacional. Mesmo que assim fosse, a cerimônia não estaria dando a mesma oportunidade à todos os vitoriosos. Porém foi pior que isso... a organização deu chance também para o presidente vascaíno, Roberto Dinamite.


Isso já estava um tanto quanto ruim, porém Dinamite conseguiu piorar mais ainda. Com cutucões diretos ao Flamengo e ao Fluminense, o presidente deixou o palco, juntamente com Dorival Júnior (treinador do Vasco no ano de 2009) e Carlos Alberto (capitão Vasco da Gama), vaiado pelos cariocas que presenciavam a premiação.


Dinamite cutucou os flamenguistas dizendo que estes estavam há quase duas décadas sem vencer o campeonato nacional. Antes de se despedir, o presidente ainda disse que sua equipe subiu de forma digna, jogando bola – referindo-se ao Fluminense que chegou a ser rebaixado à Série C do nacional, voltando à elite por meio da Copa João Havelange.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O dia em que o campo virou ringue de luta

Célio Messias/AETorcida do coxa protagoniza um filme recheado de cenas vergonhosas

Por Gustavo Quattrone

A partida entre Coritiba e Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2009, terminou empatada. Com o resultado, o Coxa (equipe mandante) se viu rebaixado da competição. Indignados, muitos... mas muitos torcedores MESMO, resolveram invadir o campo para fazer justiça – que na verdade já fora feita em campo com rebaixamento da equipe. Agrediram os árbitros, jogadores, membros das comissões técnicas, sem falar nos exageros monstruosos cometidos contra os policiais responsáveis pela segurança da partida.

A ousadia por parte dos invasores me remete muito ao relatado no filme 300, no qual 300 espartanos batalharam contra milhares de aliados de cidades-estados helênicas. Na brutalidade recém ocorrida, da minoria faziam parte os policiais enquanto a maioria era composta pelos vândalos fantasiados de torcedores.

O mundo não vai acabar apenas porque a equipe do coração foi rebaixada! A vida continua... nem só de vitórias e glórias é feito o mundo dos esportes. Alguns “torcedores” não possuem o necessário discernimento e acabam por protagonizar cenas lamentáveis como a de hoje.

Como podemos realizar uma Copa do Mundo com incidentes como esse? Já não poderia se prever uma reação assim da torcida de uma equipe que há pouco voltou para a elite do futebol nacional? Como é possível, cerca de 30 policiais conter centenas de torcedores enfurecidos?

Não é um problema que irá se resolver somente com uma punição exemplar ao mandante da partida. Onde estão os responsáveis que autorizaram partidas em um estádio tão fácil de se invadir como mostrou ser o Couto Pereira? Cadê a CBF? Ah é, na festa do título do Flamengo. Aliás, PARABÉNS ao Flamengo pelo título nacional e também pelo bom futebol apresentada já algum tempo.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Felipe Melo agride Balotelli e vai mais cedo para o vestiário

Mais uma vez o volante da seleção de Dunga é expulso por falta de controle emocional

Por Gustavo Quattrone

Mais uma vez o volante Felipe Melo, atulamente na Juventus/ITA, foi expulso de modo infantil. A partida ocorreu na tarde de ontem (05/12/2009), na qual Juventus e Inter de Milão se enfrentaram pela 15ª rodada do Calcio. A Juve fez uma boa partida. Abriu o placar, cedeu o empate e marcou se segundo gol, assegurando os três pontos.

A partida seguia, de certo mo tranquila. A Inter tentava chegar em busca do empate, mas não conseguia realmente assustar o grande goleiro Buffon. Até que, faltando 5 minutos para o final da partida, Felipe Melo e o atacante Balotelli disputavam a bola – em uma jogada que não daria em nada – no centro do campo. Devido à marcação acirrada de Balotelli, o brasileiro agrediu o atacante italiano e foi mais cedo tomar banho.

Felipe Melo teve atitude parecida em partida válida pelas Elimanatórias da Copa do Mundo 2010 contra a seleção chilena. O jogador chileno estava com a bola dominada – em outra jogada morta –, na ocasião Felipe entrou duro dividindo o lance (deixando as cravas da chuteira na perna do adversário chileno), recebeu o cartão vermelho e antes de descer pra os vestiários argumentou que futebol é para homem, jogando a culpa de sua expulsão no árbitro da partida (Jorge Larrionda/URU).

São duas expulsões infantis! Não havia necessidade de tamanha força na dividida contra o chileno, sem falar do descontrole emocional ao agredir Balotelli. É bem verdade que no lance de ontem, Balotelli chegou marcando de modo forte. Porém, nada justifica a atitude do volante brasileiro. Ainda que a seleção brasileira tenha um grupo de qualidade, uma expulsão como essa em um jogo de Copa do mundo, pode ser bem ruim para a seleção verde e amarela.

Veja a expulsão e as declarações de Felipe Melo em sua expulsão contra o Chile:

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1054557-7824-FELIPE+MELLO+ATE+O+ULTIMO+COLOCADO+MERECE+RESPEITO,00.html

Veja também os melhores momentos e a expulsão de Felipe Melo no clássico entre Juve x Inter:

http://espnbrasil.terra.com.br/juventus/noticia/90810_VIDEO+JUVENTUS+DERRUBA+INTER+EM+JOGO+COM+BRIGA+E+EXPULSAO+DE+FELIPE+MELO

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Expulsos do jogo e do clube

Neco Varella/AE

Após espetáculo de socos e ofensas, Obina e Maurício não jogam mais pela Sociedade Esportiva Palmeiras


Por Gustavo Quattrone


O vice de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, Gilberto Cipullo, informou à pouco a decisão da cartolagem palestrina de afastarem Obina e também o zagueiro Maurício por trocarem agreções e ofensas no intervalo da partida dessa noite (Grêmio x Palmeiras, 19/11/2009).


A diretoria agiu de maneira enérgica, porém corretíssima. A única função de um jogador de futebol é... JOGAR FUTEBOL! Parece que os dois jogadores se esqueceram disso no intervalo da partida e resolveram partir para uma outra modalidade. Os jogadores que deveriam ser pagos para jogar pelo clube agora darão trabalho aos advogados palmeirenses; sem falar do prejuízo que deram à equipe que teve de jogar a segunda etapa com dois jogadores à menos que o tricolor gaúcho.


O primeiro tempo já não foi uma partida muito boa para a equipe de são Paulo, mas o segundo tempo... Devo apenas dar os parabéns aos 9 profissionais palmeirenses que jogaram até o final de maneira limpa, na bola.


Acertou também o treinador Muricy Ramalho, que não colocou nenhum jogador suplente em uma situação como essas (com a exceção da inevitável entrada do zagueiro Marcão).


O jogador Maurício já havia sido alvo de cutucões por parte do goleiro Marcos há poucas semanas atrás. Na ocasião o pentacampeão aconselhou (sem citar nomes) os mais jovens a adquirirem responsabilidade e deixarem o oba-oba de lado.


O atacante Obina já possui um certo nome no futebol, essa é apenas uma manchinha em sua carreira. Agora no caso de Maurício, um jovem recém promovido aos profissioanais... vamos esperar para ver.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Esperamos que seja apenas uma má, ou melhor... uma péssima fase!

Por Gustavo Quattrone

Nesta reta final do Campeonato Brasileiro, o mais disputado campeonato do mundo, tem sido recheada de muita polêmica. Muitas das polêmicas geradas por parte das arbitragens, diga-se de passagem, muito mal preparadas (técnica e psicologicamente). Gols anulados de forma completamente errôneas, expulsões duvidosas, erros na hora de preencher as súmulas das partidas, apitos soados de forma inconvenientes, impedimentos mal assinalados... cansei!

O que será que está acontecendo com nossos árbitros? Sim, eles nunca foram lá aquelas coisas, mas chegaram a esse ponto? Desde o episódio ocorrido em 2005, conhecido como “A máfia dos apitos”, qualquer lance é um alerta para dúvidas. Na ocasião, a CBF chegou a anular um caminhão de jogos suspeitos. E agora? Ah... é que as falhas nessa reta final têm favorecido os clubes cariocas... mas acredito eu, e espero não estar errado, que a CBF não se rebaixaria dessa maneira.

As bolas da vez são: Carlos Eugênio Simon e Elmo Resende.

Vamos primeiramente discorrer sobre Simon. Um gaúcho, que pelo o que se houve dizer em grande parte da mídia, é um cidadão extremamente ético. É o único árbitro, brasileiro, cotado para apitar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Mas como um árbitro que preza pela ética pode errar tão gravemente como errou Simon ao anular o gol legítimo do atacante Obina (na ocasião o jogo terminou Fluminense 1, Palmeiras 0 – pela 34ª rodada)?

Eu entendo que é praticamente impossível apitar algo que não favoreça a equipe da casa, principalmente tratando-se de uma grande equipe que jogava com o Maracanã lotado ao seu favor. O mais impressionante é que Simon (que é considerado um dos melhores árbitros do país), mesmo após ver, rever e re-rever o lance pela televisão, continua defendendo seu erro. A cada momento surge uma nova versão de sua explicação. Primeiro disse que viu o puxão de Obina sobre o zagueiro adversário. Depois disse que Obina assumiu ao banderinha que também cobria a jogada que havia feito a falta. Qual será a próxima Simon? Seria mais fácil assumir a mancada...

Já Elmo Resende... um goiano calmo, tranquilo, quase parando. Pessoalmente, eu não me recordo de outro lance semelhante ao seu erro. Não há o que dizer sobre o lance. Foi uma... GARFADA! Uma roubadinha, coisa inexplicável. Ele apitou paralisando a partida, assinalando um possível impedimento (que na verdade não havia), antes do zagueiro Danilo marcar o gol de empate palmeirense (no jogo Palmeiras 2, Sport 2 – pela 35ª rodada). O fato é que o jogador finalizou, marcou e colocou Elmo em panos sujos (como se a culpa fosse do jogador... ele está ali para isso ué). O árbitro olhou para o bandeirinha, que nada assinalava, e resolveu validar o gol, como se não tivesse paralisado a partida. Deu uma de João sem-braço quando os jogadores do Sport vieram em sua direção e tudo ficou por isso mesmo.

Se o erro de Simon deu o que falar, imaginem só um lance como o de Elmo. Não há outra definição para explicá-lo. Foi... SENSACIONAL! “Inexistível” no mundo do futebol.

Com árbitros errando dessa maneira onde irá parar o futebol brasileiro. Não que árbitros não cometam erros no futebol espanhol, turco, armênio, australiano, queniano... mas erros como os nossos, são para ficar guardados. Enquanto nossos avôs guardam na memória jogadas antagônicas de Garrincha, Pelé, Ademir da Guia... a nossa geração, mais jovem, guardará erros de juízes ou no máximo jogadas de craques como... como... há, acho que só levaremos os erros mesmo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sport é GARFADO, Palmeiras retoma a ponta

Com erro crasso do árbitro Elmo Resende, Sport se vê na Série-B e Verdão na liderança


Por Gustavo Quattrone


Novamente os juizes, ou melhor, o juiz ‘meteu a mão’. Elmo Resende teve papel fundamental no resultado final da partida entre Palmeiras e Sport, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009. O lance polêmico ocorreu após o zagueiro palmeirense Danilo ter dominado uma bola próxima à pequena área (em posição legal). O jogador dominou e titubeou para a finalizar, foi ai que entrou a figura de Elmo. O arbitro apitou sinalizando impedimento do zagueiro, porém, o bandeira não se manifestou... Danilo então, finalizou e marcou para o para sua equipe. Elmo que havia apitado antes da finalização, fingiu que não o havia feito. Correu em direção ao centro do gramado validando o gol . Inconformado, o estupendo, goleiro Magrão ainda recebeu um cartão amarelo por reclamar sobre a decisão do árbitro .


O jogo terminou empatado, 2 tentos para cada um. Com isso, o Sport se vê oficialmente rebaixado para a segunda divisão do futebol nacional. Já o Palmeiras, retoma a liderança da competição, pelo menos até sábado, quando o Tricolor recebe o Vitória às 19h e 30min (meu palpite? Vitória 2, Tricolor 1).


Será que o digníssimo Luiz Gonzaga Belluzzo (Presidente do Palmeiras) também irá ameaçar agredir Elmo? Afinal, ele também errou... mas dessa vez o erro beneficiou su equipe não é presidente?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Que fase hein!

Palmeiras:

A equipe dirigida por Muricy Ramalho somou apenas 5 pontos dos últimos 21 disputados. A equipe mostra-se apática em campo. O jogador Wagner Love, que veio para resolver a falta de um goleador, parece não se preocupar com o que está acontecendo.

O jogador veio para o Brasil pensando em ter maior visibilidade, conseguindo assim ir à Copa do Mundo de 2010. Porém, com o futebol que tem jogado, o jogador não possui vaga cativa nem mesmo em time de bairro. Até então, eu acreditava na máxima de que um jogador não desaprende a jogar futebol. Agora fico na dúvida... Love desaprendeu a jogar ou desaprendeu a enganar?

Claro que nem todos os problemas estão em Wagner Love. Desde a saída do zagueiro Maurício Ramos, defesa não mais se encontrou.

Por mais que alguns (Diego Souza, Figueroa, Souza, Marcos, Obina) tentem doar-se, parece que a equipe não sai do mesmo lugar. Aliás, o Palmeiras empacou desde a primeira partida de Muricy Ramalho! Quando ganhou, foi com muuuita sorte.


Carlos Eugênio Simon:

O árbitro FIFA foi colocado na geladeira na última segunda-feira (10/11/2009) após ter cometido erros cruciais para o resultado da partida entre Fluminense e Palmeiras no último domingo. O mais interessante é que a punição veio apenas para campeonatos nacionais. Simon continuará apitando pela Copa Sul Americana e tamém arbitrará o Mundial de Clubes 2009 (que ocorrerá no final deste ano).

A anulação do gol de Obina, não foi o único erro notável de Simon no ano. O gaúcho também apitou um pênalti bizarro na partida entre Fortaleza e Ceará, pelo campeonato Cearense. Na ocasião o jogador estava correndo sozinho dentro da área, quando caiu (tropeçou no morrinho, desequilibrou com o vento... não há explicação melhor para o lance).

O juiz foi punido e só voltará a apitar (no Brasil) em 2010. Má conduta? Não dá para dizermos ao certo... pela maneira que a mídia defende a atitude do gaúcho, acho difícil que esse seja o problema. Mas Simon, ainda é o representante brasileiro na Copa do Mundo de 2010. É o único juiz brasileiro a apitar três copas seguidas.

QUE PERIGO!

domingo, 25 de outubro de 2009

Brasileirão esquenta na reta final



Com vitórias de São Paulo, Flamengo, Internacional e Atlético Mineiro, aumentam as equipes com chances de pôr a mão na taça

Por Gustavo Quattrone

O Brasileirão está fervendo em sua reta final! Faltando apenas sete rodadas para o seu fim, o campeonato ganhou um tempero a mais na última rodada (de número 31). Agora, pode-se dizer que cinco clubes, lutam diretamente pelo título da competição. Palmeiras (que já não vence há quatro partidas), Atlético MG, Internacional, São Paulo e Flamengo.

Ao que parece os clubes acordaram para a competição e deixaram de desperdiçar oportunidades. Agora a ponta da tabela voltou a embolar. A diferença entre o primeiro (Palmeiras) e o Quinto (Flamengo), é de apenas três pontos. Em uma única partida, dependendo é claro de uma combinação de resultados, o Flamengo pode começar a rodada em quinto e terminar em primeiro.

Dificilmente um campeonato nacional possui tantos clubes, com reais condições, brigando pelo título nas últimas rodadas. O campeonato Brasileiro é realmente diferenciado nesse aspecto. É porque é um campeonato que está nivelado por baixo? Ou será que nivela-se por cima? Analisando grande parte das equipes que disputam o campeonato, fico com a segunda opção.

domingo, 18 de outubro de 2009

Deixa que eu deixo

Concorrentes ao título do Brasileirão 2009 parecem fazer força para não botarem a mão na taça.

Por Gustavo Quattrone

Palmeiras, São Paulo, Internacional, Goiás, Atlético MG. Qual a semelhança entre eles? Você pode pensar... todos ainda possuem reais possibilidades de conquistarem o campeonato nacional. Não apenas isso.Ambas equipes têm tropeçado em momentos cruciais para a definição do atual Brasileirão. Quando o líder Palmeiras perde, os outros o imitam. Quando seus seguidores perdem ou empatam, o Palmeiras também abre mão da oportunidade de disparar na ponta.

Usando como exemplo a última rodada: o tricolor paulista perdeu, que chance para o verdão se isolar... mas não, 2x0 Flamengo (que agora sonha, mais de perto, com Libertadores e também com título).

O Goiás e o Internacional poderiam aproximar-se ainda mais da ponta, afinal Palmeiras e São Paulo perderam. O problema é que bugre e saci também tropeçaram. O Internacional não passou de um empate com o Fluminense (que somente agora joga com vontade de não cair! Pra mim, e até mesmo para os torcedores da equipe, agora é tarde), já o bugre apanhou, de virada, do surpreendente Avaí por 2x1.

Isso já vem se repetindo há algumas rodadas. Nessa última, apenas duas equipes se saíram bem. Atlético MG e Flamengo, ambas cumpriram seus papéis em seus respectivos confrontos diretos.

A tabela está embolando e ainda faltam oito rodadas para o término da competição.

domingo, 4 de outubro de 2009

Figueroa é a bola da vez

Palmeiras vence Santos de virada e se mantêm isolado na tabela

Por Gustavo Quattrone

O jogador caiu como uma luva para a lateral direita. Tem sido fundamental para a equipe! Estreou contra o Cruzeiro, após Wendel sair machucado. Na ocasião não ajudou, mas também não comprometeu. Já em seu primeiro jogo como titular, contra o Atlético Paranaense (do veterano, porém imprevisível Paulo Baier), marcou seu primeiro gol como jogador palmeirense. Hoje contra o Santos o jogador foi imprescindível para a vitória. Participou de dois dos três gols da equipe.

Parece que a equipe dirigida por Muricy Ramalho embalou na competição. Após perder para o Vitória a equipe deu a volta por cima e já não perde há três partidas. O jogo de hoje contra o Santos foi uma boa prova de superação. Após sair atrás no placar, a equipe não se deixou abater e virou o clássico para 3x1.

Com a vitória frente ao seu rival, o Palmeiras manteve sua vantagem de cinco pontos frente ao segundo colocado, São Paulo. O verdão agora joga contra o Avaí na próxima quinta-feira às 21h no estádio Palestra Itália.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Líder! Líder!! Líder!!!

Carlos Alberto/AE

Palmeiras joga muito bem e abre 4 pontos do segundo colocado São Paulo


Por Gustavo Quattrone


Em um jogo disputado do começo ao fim, o Palmeiras conseguiu segurar o Palestra mineiro e se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro com 4 pontos à frente do vice-líder São Paulo.


Aos 8 minutos da primeira etapa, Thiago Ribeiro abriu o placar. Não deu nem tempo de comemorar, porque Digo Souza aos 9 igualou a partida. “Eu bati e o Fábio não conseguiu chegar. Acho que não foi falha dele”, explica o palmeirense. A partir daí o Cruzeiro dominou o jogo. Na volta para o segundo tempo veio a virada palmeirense. Aos 4 minutos, Wagner Love recebe lançamento de Cleiton Xavier, tira o goleiro Fábio do lance e marca. Palmeiras 2 Cruzeiro 1.


Aos 8 minutos do segundo tempo Pablo Armero, mais uma vez, foi expulso. Os donos da casa pressionaram até o fim do jogo, mas não conseguiram o empate. O jogador Kléber (questionado pelos torcedores cruzeirenses durante toda semana por ter jogado futebol com torcedores da Mancha alviverde) teve a melhor chance do cruzeiro na partida, mas, para variar, Marcos salvou o Palmeiras.


Na metade do segundo tempo, Wendel deixou a partida após trombar com o atacante Kleber. O lateral foi para o hospital com suspeita de fratura na mandíbula. O chileno Figueroa fez, finalmente, sua estreia com a camisa do verdão. Não comprometeu e correspondeu quando requisitado.


Apito amigo:
O árbitro da partida, Evandro Rogério Roman (PR), deixou de marcar três pênaltis a favor da equipe da casa. Caso as penalidades fossem assinaladas, o resultado poderia ter sido bem diferente.



terça-feira, 15 de setembro de 2009

Acerto de contas

Família Piquet vê declarações ofensivas do passado voltando-se contra a mais nova geração. Nelsinho está sofrendo as dívidas do pai



Por Gustavo Quattrone

Após ser demitido da Renault, a família Renault fez vir à tona o escândalo que ameaça a carreira tanto de Nelsinho como também de Flavio Briatore e o futuro da Renault na F1. Nelsinho Piquet disse ter seguido ordens da escuderia para causar um acidente, colocando em risco sua própria vida.


O fato é catastrófico. Algo semelhante, ainda que MUITO diferente ocorreu com Rubens Barrichello enquanto formava dupla com Michael Schumacher na Ferrari. A diferença foi que Barrichello em nenhum momento pois sua vida, muito menos a de outro piloto em risco.


Esquecendo um pouco de Briatore e também da Renault. Se o piloto não for banido da categoria, será muito difícil guiar alguma outra escuderia. Não apenas na F1, mas também em outras, uma vez que foi antiético de trazer esse assunto para mídia somente após ser demitido.


Nelson Piquet, pai, tem em seu passado ataques contra pilotos como Ayrton Senna e também Rubens Barrichello. Parece que tudo o que Piquet fez contra seus colegas de profissão está voltando contra seu filho.


Primeiro Rubens Barrichello, Piquet ironizou anos atrás as habilidades do piloto. Nas últimas semanas Rubens dói perguntado sobre o que achava do caso Piquet. “É uma vergonha para F1, só isso.”


Com Ayrton Senna, Nelson pai afirmou durante anos que o vencedor era gay. Semana passada, Flavio Briatore cansado do assunto resolveu chutar o balde e deixou o nível cair ao insinuar que Nelsinho é gay.


Com a vida particular de um profissional, esse sendo figura pública ou não, ninguém tem nada a ver. As opções de cada indivíduo cabe a cada indivíduo! Porém quem começou toda a história foi Nelson pai. Criou para si uma fama ruim. Agora é seu filho que paga uma conta que nem é própria...

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fifa reprova Morumbi para jogos decisivos

(Divulgação SPFC)

Secretário–geral da Fifa aconselha Brasil a começar as necessárias modificações para a Copa 2014.


Por Gustavo Quattrone


Em evento ocorrido em Joanesburgo, África do Sul, Jérôme Valcke deixou bem claro sua posição com relação aos estádios brasileiros. Se a Copa do Mundo do Brasil começasse amanhã, nenhum estádio teria condições de realizar um grande jogo (semifinais, finais e disputa por terceiro lugar).


Valcke falou principalmente à respeito do Morumbi, candidato pela cidade de São Paulo. Para o secretário-geral o problema está nas áreas externas do estádio. Não há espaço suficiente para a realização de um grande jogo de Copa do Mundo. É preciso haver um estacionamento de no mínimo 3.000 vagas, além de um estacionamento com capacidade para 60 caminhões, reservado à mídia.

(Divulgação SEP)

Existe também a possibilidade de Palmeiras e Corinthians entrarem na disputa, porém até o momento, mais se falou do que se fez. O Palmeiras promete a reforma de seu atual estádio transformando-o em uma arena multiuso, a qual ainda não saiu do papel. Por várias vezes já divulgou-se a data do começo das obras e... nada. Sempre existem novas modificações a serem feitas no projeto.



Já o Corinthians continua a prometer o tão sonhado estádio aos fiéis torcedores. A equipe também possui interesse em arrendar o estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), mas até o momento tudo continua na mesma.


Correndo por fora, esquecido por todos, segue de fininho o Grêmio Barueri. Localizado a aproximadamente 27km da capital. Seu estádio, a Arena Barueri, ainda não está completamente terminado. Atualmente com capacidade para 20.000 espectadores, todos muito bem acomodados. O projeto concluído visa capacitar 40.000 espectadores.


Hoje, é o estádio é o mais bem conservado da capital. Possui estacionamento subterrâneo, total acessibilidade para portadores de deficiências, gramado de última geração(aparado com máquina a laser), monitoramento completo dos torcedores com câmeras de vídeo, fácil acessibilidade via transporte público, possui uma grande área externa(a qual poderia abrigar os caminhões da mídia) e o principal, possui os banheiros mais limpos dentre todos os estádios da Cidade.


Infelizmente não se enquadra como um estádio para abrir a competição, uma vez que mesmo concluído não possuiria a capacidade mínima de 60.000 lugares. Porém, é uma excelente alternativa de estádio a ser utilizado para partidas de pequenas proporções. Não faria sentido colocar um Grécia e Estados Unidos, por exemplo, em um estádio como o Maracanã. Seria um fiasco. O estádio não teria sua lotação máxima, seria muito se 50% da capacidade comparecesse.

(Foto da Arena Barueri = divulgação GBF ltda.)


Veja mais em:

http://www.sitedopalmeiras.com.br/2007/12/16/hot-site-da-arena-palestra-italia-no-ar/

http://www.youtube.com/watch?v=AOBRxYngao8

http://www.grbarueri.com.br/futebol/institucional/arena.php

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A decisão que nada decidiu

Nilton Fukuda/AE

Palmeiras e São Paulo lutaram os 90 minutos, mas parecia que ambos o empate seria o melhor resultado


Por Gustavo Quattrone


O jogo foi por muitos nomeado de mini decisão. Muito se falou à respeito da partida. Se o Palmeiras vencesse o confronto dispararia na liderança, isolando-se na ponta. Se a equipe do Morumbi vencesse, encostaria no líder e estaria ainda mais perto do inédito tetra.


O jogo em si, foi bem disputado. O Palmeiras começou melhor e nos primeiro 15 minutos dominou o jogo. A partir daí o tricolor acordou e o jogo passou a ser mais equilibrado, porém foi a vez do são Paulo controlar a partida. Ambos tiveram chances, porém se não fosse o goleiro Marcos a historia poderia ser outra. Com três boas defesas no primeiro tempo o goleiro garantiu o empate para os visitantes.


No segundo tempo o jogo voltou mais equilibrado. O treinador Muricy Ramalho fez uma de suas piores alterações no comando alviverde. Colocou o garoto Souza, que marcaria Hernanes no lugar de Cleiton Xavier. O que Muricy não sabia é que Hernanes também seria substituído.


Apesar de não ter criado grandes oportunidades a equipe alviverde teve maior volume de jogo, soube manter mais a bola no pé. Já a equipe tricolor soube como criar suas oportunidades quando esteve com a posse. Mas a partida terminou da mesma maneira que começou, 0x0.


Com o resultado o Palmeiras abriu três pontos de vantagem para o vice-líder Goiás, que foi goleado fora de casa por 4x0 pelo Internacional. Já o São Paulo caiu uma posição, mas ainda se mantém entre os quatro primeiros do campeonato.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Adeus à mais um craque!

O zagueiro, e capitão do Espanyol, de 26 anos faleceu sábado após sofrer uma parada cardíaca em um hotel na Itália. Não foi o primeiro, mas esperamos que seja o último!


Por Gustavo Quattrone


Após muitos casos de atletas que faleceram por sofrer ataques cardíacos, nada mudou. No passado, Mark V. Foe, Serginho, Miklos Feher, Antonio Puerta e muitos outros. Dessa vez, Daniel Jarque.


Até onde vale arriscar a vida pelo esporte? Até onde os exames de início de temporada detectam o possível risco de morte? Jarque não tinha conhecimento de um eventual problema de saúde. Mas no caso de Serginho, o jogador chegou a assinar um termo de responsabilidade para poder continuar em campo. O jogador Washington, atual atacante do São Paulo, só está em campos por realizar exames em uma clínica particular, uma vez que foi reprovado pelos exames de seu atual clube.


Até quando será assim? Essa é a mesma pergunta do goleiro Palop, atualmente no Sevilla(ESP). O goleiro disse estar inseguro com o ocorrido, lembrando o caso de Antonio Puerta que ocorreu hà aproximadamente 2 anos atrás.


Não é difícil de se entender o lado dos jogadores que por possuírem um carreira curta, necessitam de arrecadar o máximo de dinheiro possível e fazer um pé de meia.


Mas e os médicos que analisam os exames e julgam o caso de cada atleta? Será ético mantê-los em campo? Será ético fazer os atletas assinarem termos de responsabilidade para tirarem o deles da reta? Ficam mais uma vez as mesmas perguntas...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Palmeiras desperdiça chance de se isolar na ponta

Renato Pizzutto

Após dominar grande parte do jogo, a equipe conseguiu apenas um empate frente aos tricolores gaúchos


Por Gustavo Quattrone


Em um jogo com muitas oportunidades de gol, o Palmeiras não soube como conduzir a partida, mudou seu estilo de jogo e saiu de campo com apenas um empate. A equipe começou bem a partida, aproveitando que a equipe gremista parecia não ter saído do vestiário.


O Palmeiras teve boas oportunidades para mudar o marcador com Obina, mas o atacante mais uma vez não estava em uma noite inspirada. E foi em um cruzamento de Wendel que Cleiton Xavier usou a cabeça para colocar o Verdão em vantagem. Não por muito tempo, uma vez que a equipe gremista cobrou rápido uma falta no meio de campo, que na verdade não existiu, encontrando Souza sozinho na ponta direita. Souza cruzou para o meio da área e Maxi Lopez aproveitou o mau posicionamento da defesa, que esbravejava a falta inexistente, e igualou tudo.


A partir daí o Grêmio cresceu no jogo e obrigou o goleiro alviverde a trabalhar. Na volta para o segundo tempo os gaúchos apertaram a marcação, e a equipe da casa se sentiu obrigada à deixar de fazer a bola rolar de pé em pé passando à jogar de lançamentos, TODOS eles mau sucedidos.

Muricy Ramalho demorou para mudar a equipe e quando o fez já era tarde. O placar permaneceu Palmeiras 1(ainda líder do campeonato), Grêmio também 1.


A nota preocupante da partida ficou para a contusão do zagueiro gaúcho Réver, que chocou-se com o meio campista Diego Souza em uma dividida de cabeça na defesa gremista. Rever deixou o campo desacordado e foi levado imediatamente para a Santa Casa de SP. O lance foi muito semelhante ao ocorrido no clássico entre Palmeiras e São Paulo pelo Campeonato Paulista desse ano. Na ocasião Diego Souza se chocou com o zagueiro André Dias, mas ninguém saiu seriamente machucado do lance.


Réver passou por alguns exames, nos quais nada anormal foi diagnosticado, e foi liberado por volta das 2h desta madrugada.

sábado, 1 de agosto de 2009

Santos acerta empréstimo de Marta

Reuter

A jogadora reforçará o clube da baixada até o início da temporada norte-americana (2010)


Por Gustavo Quattrone


A jogadora aproveitou as férias na temporada norte-americana para jogar na equipe santista, dirigida por Kleiton Lima (atual treinador da seleção brasileira). Marta atualmente joga no Los Angeles Sol, que disputa a Liga Profissional Norte-americana. A atual melhor jogadora do mundo, segundo a FIFA, disputará a Copa do Brasil e também a inédita (no futebol feminino) Copa Libertadores da América.


Pode-se dizer que Marta está para o Santos assim como Ronaldo está para o Corinthians. Ambos são excelentes contratações. Marta, sem dúvida alguma, foi uma das principais jogadoras da seleção que foi campeã dos dois últimos Pan-Americanos(Santo Domingo e Rio de Janeiro) e vice nas duas últimas Olimpíadas(Atenas e Pequim).




quarta-feira, 29 de julho de 2009

Convocação para amistoso

Amistoso: Brasil x Estônia
Local: Tallin(Estônia)

Jogadores:

Goleiros
Julio César(Inter de Milão), Gomes(Totteham Hotspur)

Zagueiros
Lúcio(Inter de Milão), Juan(Roma), Luisão(Benfica), Miranda(São Paulo)

Laterais
Daniel Alves(Barcelona), André Santos(Fenerbahçe), Maicon(Inter de Milão), Marcelo(Real Madrid)

Meias
Felipe Melo(Juventus), Elano(Manchester City), Gilberto Silva(Panathinaikos), Josué(Wolfsburg), Júlio Baptista(Roma), Kaka’(Real Madrid), Kleberson(Flamengo), Ramires(Benfica)

Atacantes

Robinho(Manchester City), Diego Tardelli(Atlético-MG), Luis Fabiano(Sevilla), Nilmar(Villareal)

Diego Tardelli entra, Pato espera nova chance

Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Ao contrário do esperado, o treinador Dunga convoca Tardelli e Pato espera nova chance na Itália

Por Gustavo Quattrone

“Não é uma questão de dúvida no ataque, mas é um consenso nosso de convocar quem está tendo um rendimento para ser observado.”. Assim descreveu Dunga a convocação de Diego Tardelli, jogador do Clube Atlético Mineiro.

O atacante possui 8 gols no campeonato nacional. Tem desempenhado um bom futebol já há algum tempo. Com 24 anos, Diego não pode ser considerado inesperiente. Teve passagens pelo exterior, jogando no Bétis(Esp) e no PSV(Hol).

O treinador Dunga, muito mais “flexível” nos útimos tempos, acertou sim na convocação do jogador. Basta agora dar uma chance ao novato e ver como ele se sairá com a amarelinha. Agora Diego Tardelli só depende de si mesmo.

domingo, 26 de julho de 2009

Flávio Florido/UOL
O atacante aproveitou bem as chances e dá fim à carência de atacantes da equipe

Por Gustavo Quattrone

Em um jogo aberto e muito corrido brilhou a estrela do mais novo matador do futebol brasileiro, Obina. O baiano, no Flamengo, era considerado um jogador folclóri. Uma réplica mal feita do camaronês Eto’o.

Foi só chegar ao Palmeiras e os gols começaram a sair. O jogador já ultrapassou Keirrison,que saiu há pouco para o Barcelona, na artilharia do Campeonato Brasileiro.Obina chegou na marca dos 8 gols, 3 na frente de Keirrison.

Ao final do clássico o goleiro Marcos brincou na coletiva: “Fiquei muito feliz quando ele foi contratado. A torcida já cantava e agora a gente já sabe que ôôô, Obina é melhor que o Eto’o”. O goleiro finalizou dizendo que o Palmeiras sempre foi bem com atacantes fortes e bons em jogadas aéreas, comparando Obina com Oséas e Evair.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nilmar é do Villareal!

Após muita suspeita desde o começo do ano sobre o futuro de Nilmar... parece que o desfecho está próximo

Por Gustavo Quattrone

Chega ao fim a segunda passagem de Nilmar pelo colorado gaúcho. Os diretores de ambas as equipes confirmaram o acerto. Segundo Vitório Piffero, o jogador optou por ir para o futebol europeu devido à sua vontade de permanecer no grupo da seleção brasileira.

Esta não é a primeira vez que Nilmar vai tentar a sorte no exterior. O jogador já saiu anteriormente para o Lyon (Fra), mas não obteve sucesso e retornou ao Brasil. Agora Nilmar se transfere por uma quantia de aproximadamente 44milhões de reais, a maior

O jogador vive uma excelente fase em sua carreira. Recebeu recentemente uma oportunidade na seleção do treinador Dunga. Ele sabe bem como tratar a bola. Espera-se apenas que ele possa desenvolver na Espanha tudo o que consegui no Internacional.

Para mais informações:
http://www.marca.com/2009/07/24/futbol/equipos/villarreal/1248460773.html

Verdão fecha com Muricy

Marcelo Pereira/Terra
Após longa novela a diretoria palmeirense acerta com Muricy Ramalho, que trabalhará com o apoio de Tata e Jorginho

Por Gustavo Quattrone

Na noite da última terça-feira o Palmeiras acertou a contratação de um dos melhores treinadores nacionais, Muricy Ramalho. Muricy sempre realizou boas campanhas por onde passou. O treinador possui em seu currículo como treinador:

3 Campeonatos Brasileiros(São Paulo);
2 Campeonatos Pernambucanos(Náutico);
2 Campeonatos Gaúchos(Internacional);
1 Campeonato Paulista(São Caetano);
1 Conmebol(São Paulo);
1 Copa da China(Shangaï Shenhua).

O treinador,hoje apresentado, terá o auxílio de Tata, que segue Muricy desde 2000 quando os dois trabalharam juntos na Portuguesa Santista, e também de Jorginho. A efetivação de Jorginho foi uma grande atitude por parte da diretoria palmeirense, uma vez que o ex-treinador da categoria de base possui o respeito e também o apoio dos jogadores elenco alviverde.

Esperava-se a contratação de Evair para formar a comissão juntamente com Jorginho. A chegada de Evair já seria uma boa jogada, mas a chegada de Muricy e todo o seu profissionalismo os palmeirenses se inflam de esperança de um ótimo fim de ano para o Palestra.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Jorginho + Evair = SOLUÇÃO

Após demitir Luxemburgo e ser rejeitado por Muricy Ramalho, diretoria palmeirense se vê tentada em manter interino

Por Gustavo Quattrone

Após praticamente duas semanas da demissão de Luxemburgo a diretoria do palmeiras, que antes repudiava a ideia de efetivar o interino Jorginho, passa agora a admirar a opção. Em três partidas o atual treinador alviverde venceu duas(Avai e Náutico) e empatou uma(Santos). Agora a intenção da direção é trazer Evair, ídolo da torcida, para o cargo de auxiliar de treinador.

É a cara que falta ao verdão. Alguém que tenha a admiração da torcida palmeirense. Quem sabe essa não é a saída que a diretoria vem procurando há duas semanas? “Repatriar” um antigo ídolo da equipe...